A legalização de empresas é uma ação fundamental para garantir que elas funcionem dentro da legalidade. Mas, além disso, ela também permite algumas vantagens à sua empresa, como facilidades na obtenção de crédito e o aval para contratar funcionários.
É comum ver empresas, especialmente no início, que ainda não são legalizadas. No entanto, é bom pensar sobre e entender os benefícios da legalização de empresas, pois, se não agora, em algum momento você pode se deparar com o desejo de fazer esse processo.
Quando se legaliza uma empresa, significa que ela se tornou um negócio oficialmente perante os olhos da lei. Para fazer isso, é necessário, antes de mais nada, ter ou criar um CNPJ. Assim, sua empresa poderá gerar notas fiscais e pagar as tributações devidas.
Além disso, a empresa legalizada também terá mais credibilidade diante de consumidores, investidores e do mercado em geral. Quando uma empresa é legalizada, ela passa a ter direito aos benefícios abaixo:
Fazer a legalização da empresa é um processo em várias etapas. É importante entendê-las e pensar em cada uma com bastante cuidado, mas também é recomendado contratar um profissional contábil para ajudar nesse processo.
Veja o passo a passo abaixo:
Pode parecer fácil, mas é um passo que depende bastante de atenção, além disso, recomenda-se fazê-lo junto a um contador. Definir a natureza jurídica da sua empresa depende tanto de um estudo interno dos seus negócios quanto dos regulamentos de cada regime. Existem alguns tipos de natureza jurídica, alguns focados em empresários individuais e outros em empresas maiores, com sócios. São elas:
Tão importante quanto a natureza jurídica, a escolha do regime tributário também deve ocorrer logo no início. No Brasil, temos três regimes, são eles: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Cada uma delas tem suas determinadas particularidades e alguns tipos de empresa tem obrigatoriedade em escolher uma ou outra.
Um plano de negócios não somente é um apanhado das ideias sobre o que você pretende fazer na empresa e quais os objetivos. Mas também uma avaliação cuidadosa dos dados e documentos da empresa, para entender melhor quais são os pontos fortes e fracos.
Esse documento deve conter um plano de marketing, uma análise da concorrência, quais os recursos disponíveis, e com isso realizar um levantamento completo.
O contrato social deve conter todas as informações da empresa, desde nome e endereço até a área de atuação, ou seja, é uma forma de provar que aquela empresa existe. É preciso elaborar esse documento e levar à junta comercial junto aos outros documentos pedidos. Quando levados à junta comercial, você finalmente cria o CNPJ da empresa.
Existem, ainda, o registro junto a outros órgãos, como a vigilância sanitária, prefeitura, previdência social, entre outras.
A Bex Cont é uma solução completa para a sua empresa e está aqui para diminuir as burocracias com as quais o empresário tem de lidar todos os dias. Existe uma variedade enorme de serviços que a Bex Cont pode oferecer, confira eles aqui e entre em contato com os especialistas!